Guerra civil

Cáritas e CNBB lançam Campanha para ajudar a Síria

Iniciativa vai auxiliar as mais de 9 milhões de pessoas que ainda sofrem com a guerra civil na Síria

Cáritas Brasileira

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira, 6, em Brasília (DF), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançaram uma campanha emergencial em solidariedade à Síria. De acordo com dados das Nações Unidas (ONU), cerca de 6,5 milhões de sírios já tiveram de se deslocar internamente e outros dois milhões procuraram refúgio em outros países. Ainda assim, mais de nove milhões ainda sofrem com a situação de guerra que vive o país desde 2011.

Os recursos arrecadados durante a campanha no Brasil, que será realizada por tempo indeterminado, serão, neste primeiro momento, destinados à Caritas Internacional que desde 2011 tem prestado assistência humanitária ao povo sírio tanto no interior do país, quanto aos refugiados no Líbano, na Jordânia, no Iraque e na Bulgária. Mais de 320 mil pessoas já foram atendidas com alimentos, água, serviços de saúde, roupas e abrigos.

Luiz Claudio Lopes da Silva, Mandela, membro da coordenação nacional da Cáritas Brasileira, lembrou que o prédio da Cáritas da Síria foi atacada por um foguete no último dia 22 de janeiro. “Não tivemos nenhuma morte, mas perdas materiais ocorreram. Lá era um ponto de referência para as famílias sírias pobres em busca de comida, assistência e gêneros de primeira necessidade.”

O cardeal Raymundo Damasceno, presidente da CNBB, pediu a toda população brasileira que atenda a mais esse apelo da Igreja. “A solidariedade não tem fronteiras, não tem distinção de pessoas, povos e credos, e a CNBB quer marcar presença por meio da Cáritas como essa campanha em favor do povo sírio.”

Você pode contribuir com o povo sírio. Doe qualquer quantia.

Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta corrente: 29.596-5

Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Conta Corrente: 3.078-4
Operação: 003

Bradesco
Agência: 0606-8
Conta Corrente: 3.649-8

Para DOC e TED, o CNJP da Cáritas Brasileira é 33654419/0001-16

Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB, lembrou que a campanha lançada em novembro de 2013 aos atingidos pelo supertufão nas Filipinas ainda continua. “Foram arrecadados quase 900 mil reais que já estão sendo destinados à Cáritas Filipinas.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo