Solidariedade

Cáritas auxilia vítimas das enchentes com programa de emergência

As enchentes deste mês de agosto no Paquistão provocaram o pior desastre natural na história do país. Segundo informações do governo paquistanês os mortos são mais de 1.600 e as pessoas atingidas 14 milhões. A fúria das águas destruiu casas, pontes, escolas, infra-estruturas de saúde e hídricas. Somente na região de Sindh, no sul do país, o rio Indo inundou cerca de 700 vilarejos, 120 mil hectares de terra cultivada e danificou mais de 90 pontes.

Os socorros e as intervenções de emergência foram ativados imediatamente. Todavia as estradas destruídas e a continuação das enchentes tornam particularmente difíceis o trabalho de assistência.

A Cáritas Paquistão, com o apoio de outras Cáritas, entre as quais a Cáritas Italiana, promove o programa de emergência enchentes, para o qual são necessários fundos num valor de 4 milhões de euros, que levará ajuda a cerca de 250 mil pessoas.

O programa de emergência, que será realizado nos próximos três meses, prevê o fornecimento de comida e barracas, assistência médica, reparação dos sistemas de distribuição de água, reconstrução de infra-estruturas como pontes, estradas e escolas.

Já na Índia, na região de Ladakh, Caxemira indiana, as autoridades falam de 166 mortos e centenas de desaparecidos. Água e lama destruíram as vias de comunicação. O exército indiano, comprometido nos socorros, tem dificuldade em colocar a salvo a população.

Também a circulação de informações é problemática e fragmentária. Cáritas Índia conseguiu entrar em contato com o Diretor da Cáritas de Choglamsar, situada a meio quilômetro do vilarejo de Leh, somente na última terça-feira, 3. Sobre essa localidade se abateu uma onda de lama de mais de 3 metros de altura, que em menos de 20 minutos destruiu tudo: casas, estradas, meios de comunicação, meios de transporte. A Cáritas Italiana está se mobilizando para auxiliar a Caritas Índia.

Outro país atingido pelas fortes chuvas dos últimos dias é a China onde as vítimas confirmadas até o momento são 700 e os desaparecidos são mais de mil. Os grupos de socorro continuam na busca de sobreviventes em três vilarejos na região de Zhouqu, submersos por um deslizamento de terra. Também neste caso a Cáritas Italiana segue com atenção o desenrolar-se da situação.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo