Diálogo inter-religioso

Cardeal visita líder religioso muçulmano no Iraque

O Patriarca caldeu, Cardeal Emmanuel Delly, acompanhado pelo Vigário Patriarcal, Dom Shleimon Warduni, viajou para Najaf, uma das cidades santas para os muçulmanos xiita do Iraque, na última segunda-feira, 4. Lá, encontrou-se com o líder religioso xiita, o grande aiatolá Ali al-Sistani.

Segundo informações publicadas no site Baghdadhope, o Cardeal também visitou a mesquita dedicada a Ali ibn Abi Talib, o primeiro imã na tradição xiita, e o museu dedicado ao mártir Muhammad Sadiq al-Sadr, morto pelo regime em 1999 e pai de Muqtada al-Sadr.

"Minha visita a Najaf e ao seu líder religioso é uma visita de um irmão aos seus irmãos e estou feliz por isso. Uma visita que confirmou a unidade de todos os iraquianos, que não tocou questões políticas e que serviu para esclarecer a confusão que surgiu durante a minha visita anterior a Najaf", disse o Cardeal.

Na semana passada, de fato, o Cardeal, retornando de uma visita pastoral à Diocese de Basra, tinha parado em Najaf, mas não tinha encontrado Al-Sistani que ali reside. O não encontro foi atribuído a várias causas, incluindo que a visita não tinha sido programada e a problemas de saúde da Grande Aiatolá. Todas as hipóteses foram desmentidas pelo próprio purpurado.

O Cardeal Delly disse também que Al Sistani recomendou que “todos os iraquianos se comportem como irmãos”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo