Enviado do Papa

Cardeal visita áreas atingidas por tufão nas Filipinas

Enviado pelo Papa, Cardeal Robert Sarah realiza missão nas Filipinas de 26 a 31 de janeiro

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, Cardeal Robert Sarah, inicia, neste domingo, 26, uma visita às Filipinas nas áreas atingidas pelo tufão Haiyan-Yolanda em novembro de 2013. Enviado pelo Papa Francisco, o Cardeal levará um sinal de conforto e proximidade espiritual à população local, que agora passa pela fase de reconstrução.

Um comunicado emitido pela Santa Sé, neste sábado, 25, informa que a visita será de 26 a 31 de janeiro. Serão três momentos de particular importância: o encontro com os bispos filipinos, reunidos nestes dias em Conferência Episcopal; o encontro com o Presidente das Filipinas, Benigno Aquino III, e a visita a Tacloban, área mais atingida pelo tufão.

Durante a visita, o Cardeal apresentará, em nome do Santo Padre, o compromisso de realizar, através do Cor Unum, um projeto para a construção de um orfanato e de uma casa para idosos. O edifício incluirá, dentre outros, um pequeno convento para as freiras, uma capela e um dispensário.

A tragédia

Relatórios da Cáritas nas Filipinas/Nassa divulgados nessas semanas informaram que o tufão Haiyan causou mais de 5500 mortes, mais de 26 mil feridos e quase dois mil desaparecidos. No total, trata-se de quase 12 milhões de pessoas que sofreram danos ou perdas de várias espécies, espalhadas em 574 municípios e cidades diversas. Agora, teme-se ainda o problema das epidemias.

Logo que recebeu a notícia, o Papa Francisco decidiu destinar, através do Cor Unum, uma primeira contribuição de emergência no valor de 150 mil dólares para socorrer a população, em apoio às obras de assistência às vítimas. O recurso somou-se aos fundos destinados por toda a Igreja em seu complexo, as Igrejas locais, as paróquias em todo o mundo, as redes da Cáritas e outras agências nacionais e diocesanas empenhadas em obras de caridade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo