window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Diálogo Inter-religioso

Cardeal Tauran comenta possível encontro do Papa com muçulmanos

A Santa Sé vê com expectativa o possível encontro, em vias de definição, entre o Papa Bento XVI e os representantes de 138 intelectuais e teólogos muçulmanos.

Através de uma segunda carta enviada ao Cardeal Secretário de Estrado, Tarcisio Bertone, divulgada ontem, os responsáveis islâmicos agradeceram o Papa pela sua disponibilidade de um futuro encontro.

A Rádio Vaticano ouviu o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean Louis Tauran, que define o possível encontro como um “acontecimento histórico”. Ele citou alguns dos principais assuntos que poderão ser abordados entre o Papa e os representantes muçulmanos: "Penso que serão três os temas principais – disse ele: Primeiro, o respeito efetivo da dignidade da pessoa humana, de seus direitos, antes de tudo o direito à liberdade de consciência e de religião. Depois a necessidade de um diálogo religioso, de ter uma consciência objetiva da religião do outro. Por fim – acrescentou Dom Tauran -, como escreve Cardeal Bertone em sua carta resposta aos muçulmanos, a formação dos jovens ao respeito recíproco e à tolerância. Penso que são esses os grandes temas que estarão no centro do nosso encontro. Agora, assim que terminarem as festas, começaremos a colaborar visando a concretização deste projeto".

O presidente do Pontifício Conselho para o diálogo inter-religioso afirma também que será discutida uma data comum segundo a agenda das duas partes. Cardeal Tauran afirma que como há boa vontade das duas partes ele confia na realização do encontro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo