Sinal de protesto

Cardeal salesiano Zen Ze-kiun encerra greve de fome

O Arcebispo Emérito de Hong Kong, Cardeal salesiano Joseph Zen Ze-kiun, encerrou os três dias de greve de fome – proclamados contra a decisão da Corte Suprema que recusou os pedidos da Igreja para a educação religiosanas escolas católicas – no sábado, 22, no meio da manhã.

A greve de fome do Cardeal Zen Ze-kiun, realizada na frente da casa missionária salesiana, encerrou-se com uma relação sobre a saúde do Cardeal, uma breve mensagem, um momento de oração e uma coletiva à mídia local, que com grande interesse havia acompanhado o evento. Estavam presentes cerca de uma centena de pessoas.

A relação sanitária se fez necessária devido à difusíssima preocupação acerca da saúde do purpurado, de 79 anos, que sofre de distúrbio cárdio-diabético. Surpreendentemente, durante todo o jejum, a saúde do cardeal permaneceu extraordinariamente estável.

Durante os três dias de greve, muitas pessoas, de todas as classes sociais, apresentaram-se na frente da entrada da casa salesiana: os três Vigários Episcopais da diocese, diversos membros do Câmara Legislativa de Hong Kong, sacerdotes diocesanos e religiosos, fiéis, crianças e idosos. A casa missionária salesiana, que assumiu o ônus de tutelar a segurança e a ordem nos três dias da greve, mostrou-se especialmente agradecida perante os membros da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Hong Kong.

No seu breve discurso, o Cardeal manifestou-se surpreso pelas suas estáveis condições de saúde, pois havia imaginado que a greve lhe iria causar um tanto de sofrimento físico, como que a acompanhar o sofrimento da alma que a sentença da Corte Suprema lhe havia causado. Dirigiu também um sentido agradecimento a todos aqueles que haviam rezado por ele e aos que, para alentá-lo na greve, tinham sido obrigados a trabalhar mais.

O Cardeal manifestou também a sua confiança em Deus, que irá ajudar a Igreja de Hong Kong a continuar o seu serviço educativo dentro das amarras da nova lei. Concluiu com uma oração a Deus, invocando que conceda a todas as pessoas de Hong Kong um sentido mais profundo de justiça e de solidariedade pelos pobres, pelos necessitados, pelos jovens.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo