Opinião

Cardeal Ravasi destaca os três modos de comunicar de Francisco

Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura afirma que originalidade de Francisco está no modo como ele se comunica

Da redação, com Rádio Vaticano

Cardeal Ravasi destaca os três modos de comunicar de FranciscoO presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, considera que a originalidade do Papa Francisco está no modo com que ele se comunica, tanto com suas frases como no contato direto com as pessoas.

Dom Ravasi foi homenageado com a láurea ‘honoris causa’ na Faculdade de Teologia da Universidade de Bilbao, na Espanha. Aos jornalistas presentes, o cardeal disse que em uma sociedade na qual a comunicação é fundamental, Francisco a domina de três modos: com a simplicidade da linguagem, com o uso dos símbolos e imagens provocatórias e com o contato físico com o povo.

“Num mundo em que os políticos são vistos como uma casta, o Papa, ao contrário, tenta se aproximar. Com Bento XVI, as audiências duravam 40 minutos e a volta da praça, 10. Francisco fala dez minutos e passeia entre os fiéis durante uma hora, ouvindo-os”, disse o Cardeal italiano.

Em seu discurso ao receber a honorificência, Dom Ravasi defendeu o diálogo entre crentes e não-crentes e a aproximação entre ciência e religião.

Sua iniciativa mais conhecida é o “Pátio dos Gentios”, ‘fóruns’ de diálogo que visam que os ateus conheçam mais a cultura cristã, e que os católicos sejam menos rigorosos ao debater com a cultura laica, plural e pós-moderna atual.

“A Igreja esteve muito ‘fechada’, ‘não foi capaz de enfrentar temas candentes, desde a bioética à arte contemporânea’, e por isso, defendo um diálogo entre ciência e religião, sem medos nem isolamentos”, explicou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo