Diálogo entre as partes

Cardeal Parolin pede diálogo em relação à crise na Ucrânia

Secretário de Estado do Vaticano não descarta a possibilidade de um diálogo entre a Santa Sé e o Patriarcado de Moscou sobre a crise ucraniana

Da Redação, com Rádio Vaticano

A situação na Ucrânia continua tensa e incerta. Nesta quarta-feira, 12, o primeiro-ministro interino ucraniano, Arseni Iatseniouk, está na Casa Branca para uma audiência com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

No próximo domingo, 16, está marcado, na Crimeia, um referendo sobre a reunificação com a Rússia – considerada ilegal por Kiev e por diversos países, como Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha.

Leia mais
.: Eparquia convida Igreja no Brasil a rezar pela Ucrânia

Para o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, só o diálogo entre as partes poderá encontrar “soluções negociadas”.

“É uma situação preocupante sim. Creio que todos tenham revelado este aspecto. O desejo é que se possa dialogar; como sempre, nós desejamos que se procurem soluções negociadas. Eu creio que, na Ucrânia, se pode procurar uma solução em que cada uma das partes possa salvaguardar os seus interesses e o bem do país e das suas populações.”

Dom Parolin comentou ainda a possibilidade de um diálogo entre a Santa Sé e o Patriarcado de Moscou sobre a crise ucraniana.

“Eu creio que sim, que também sobre este ponto possamos falar, é o nosso desejo. Se é possível dar um contributo também nas relações inter-religiosas a favor da população, nós estamos prontos a fazer e esperamos que se possa fazer.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo