Vaticano

Cardeal Martino abre Conferência sobre evangelização na África

Direitos humanos, distribuição de riquezas e conflitos abertos na África são temas que levaram o Presidente do Conselho Pontifício da Justiça e da Paz, o Cardeal Renato Raffaele Martino a Dar-es-Salaam, na Tanzânia.

A conferência promovida pelo organismo vaticano quer refletir sobre a nova evangelização na sociedade africana. Este é considerado um novo "impulso que a Santa Sé quer dar ao continente africano, difundindo a sua doutrina social, voltada em primeiro lugar para a defesa da dignidade humana", afirmou o Cardeal Martino, na abertura dos trabalhos.

No seu discurso, o Cardeal Martino relembrou palavras de João Paulo II, ao afirmar que a Igreja, enquanto corpo organizado dentro da comunidade e da nação, tem o direito e o dever de participar plenamente na construção de uma sociedade justa e pacífica, com todos os meios a sua disposição.

"Na medida em que as suas atividades contribuem para reduzir a ignorância, melhorar a saúde pública e favorecer uma maior participação de todos nos problemas da sociedade em espírito de liberdade e de co-responsabilidade, a Igreja cria as condições para o progresso da justiça e da paz".

O Cardeal acrescentou ainda que o homem não pode viver em condições de vida social, econômica, cultural e política sub-humanas. "Eis o fundamento teológico da luta em defesa da dignidade das pessoas, da justiça e da paz social, da promoção humana, da libertação e do desenvolvimento integral do homem e de cada homem". Dom Martino sublinhou que "o desenvolvimento dos povos dentro de cada nação e nas relações internacionais, deve realizar-se de forma solidária".
 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo