Bastidores

Cardeal Hummes revela conversa informal com o Papa

“Não pensei que isso fosse impressioná-lo”, diz o Cardeal Cláudio Hummes sobre conversa informal que virou citação na catequese do Papa

Da Redação, com Rádio Vaticano

papa francisco e cardeal hummes

Cardeal Hummes ao lado de Francisco quando este foi eleito Bispo de Roma / Foto: Arquivo

O arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, contou como foi uma conversa informal que teve com o Papa Francisco no Vaticano. Ele fez o comentário uma semana depois de ter sido citado pelo Pontífice na catequese, com relação à sua missão na Amazônia.

“Dizia-me um cardeal brasileiro que trabalhava muito na Amazônia que quando ele vai a um lugar, a um país ou a uma cidade da Amazônia, vai sempre ao cemitério e ali vê os túmulos destes missionários, sacerdotes, irmãos, irmãs que foram pregar o Evangelho: apóstolos. E ele pensa: todos estes podem ser canonizados agora, deixaram tudo para anunciar Jesus Cristo”, disse o Papa na ocasião.

Dom Cláudio é presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia. Ele contou que esse testemunho foi relatado a Francisco na primeira vez que voltou a Roma depois do Conclave, durante uma audiência com o Papa na Casa Santa Marta.

“Eu estava lhe contando o trabalho que estou fazendo e lhe disse que visitava cemitérios de vez em quando. Eu mesmo peço, faço isto com a intenção de uma homenagem aos antigos missionários e também para chamar a atenção de que a história sempre nos ajuda muito na caminhada e a termos coragem e esperança em meio às dificuldades, que lá certamente são muito grandes. Então, eu visito cemitérios, sobretudo procurando os antigos missionários, aqueles que começaram as missões ali e que ali permaneceram toda a sua vida; ali morreram e ali foram enterrados”.

O Cardeal acrescentou ao Papa que, ao olhar para a história das missões, vê-se que esses homens foram heroicos, homem santos. “Eu disse assim para ele: ‘Papa Francisco, acho que a gente poderia canonizar todos eles, estes missionários, porque realmente são santos’. Foi uma conversa informal…não pensei que isso fosse impressioná-lo. Só sei que quando Dom Erwin (Krautler), bispo da Prelazia de Xingu, foi a Roma visitar o Papa, o Papa espontaneamente contou para ele que eu teria dito isso, e que ele estava de acordo”.

Veja também
.: Cardeal Hummes comenta palavras do Papa a seu respeito

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo