Vaticano

Cardeal Grech inaugura ano acadêmico no Tribunal da Rota Romana

Escola Superior Especialização Forense do Tribunal da Rota Romana inaugura suas atividades para 2021-2022

Da redação, com Vatican News

Vaticano./Foto: Bohumil Petrik/CNA

As atividades do Curso trienal de “Studium Rotale” tiveram início oficialmente nesta quarta-feira, 10, com um solene ato acadêmico presidido pelo Decano da Rota Romana, Dom Alejandro Arellano Cedillo no Palácio da Chancelaria, em Roma. Após as saudações iniciais e um discurso introdutório do Decano, o Cardeal Mario Grech, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, fez o discurso de abertura. No final, foi feito o juramento de rito dos estudantes do próximo triênio. 

Para o solene Ato Acadêmico foram convidados membros da Cúria Romana, embaixadores junto à Santa Sé, reitores e decanos de universidades pontifícias. 

Cardeal Grech: analogias entre o processo sinodal e os processos judiciais

Para o Cardeal Grech, Secretário Geral do Sínodo, o lançamento dos Cursos da Rota chama a atenção para os “elementos de analogia” que criam um vínculo entre o ius dicere dos processos judiciais e o sentire cum Ecclesia: “Nos processos judiciais – observa – o ius dicere assume o papel do sentire cum Ecclesia do processo sinodal, pois neste caso trata-se de ouvir e aceitar o que o Espírito diz às Igrejas. Os processos judiciais visam a verdade do ius dicere, ou seja, a justiça; o “caminhar juntos” enquanto que a “reunião em assembleia” do processo sinodal visam a caridade do povo de Deus a serviço do Reino”.

Dom Cedillo: novo ímpeto para o futuro

“Diante do duro teste da pandemia que atingiu a ‘aldeia global’ e causou tanta dor e morte, acrescentando ao sofrimento o desconcerto de tantas solidões forçadas, este encontro fala à nossa história e a cada um de nós: acima de tudo nos diz que não estamos sozinhos”, afirma Dom Alejandro Arellano Cedillo. O decano da Rota Romana explica “que a inauguração de um novo ano acadêmico do Curso da Rota, nunca antes como nesta ocasião, tem o valor e o significado de um novo impulso em direção ao futuro: um futuro que é colocado acima de tudo nas mãos das novas gerações de advogados da Rota Romana e, talvez, dos que virão depois de nós”.

A serviço da justiça desde 1909

O “Studium Rotale” do Tribunal da Rota Romana é uma escola superior de estudos avançados e de especialização jurídica que existe desde 1909. Reorganizado em 8 de junho de 1945 pelo Papa Pio XII com o decreto Nihil Antiquius, hoje, como explicam os responsáveis, “o Studium Rotale se apresenta como um instrumento precioso e eficaz para a formação dos futuros ministros da justiça nos tribunais da Igreja, no que diz respeito à jurisprudência do Tribunal Apostólico da Rota Romana”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo