O prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, está na Índia como enviado especial do Santo Padre para o 50º aniversário de elevação a Basílica menor do Santuário dedicado Nossa Senhora da Boa Saúde, em Vailankanni – sul do país asiático – e pelo 25º aniversário da Conferência dos Bispos Católicos da Índia.
Visitando o país pela primeira vez como prefeito de Propaganda Fide, o Cardeal Filoni chega neste sábado, 9, a Vailankanni.
Para o dia seguinte, domingo, 10, está programado um encontro pela manhã com os prelados da Conferência episcopal e, na tarde, terá lugar a celebração jubilar no Santuário mariano, antes da qual abençoará uma estátua dedicada ao Beato João XXIII, que em 3 de novembro de 1962 conferiu ao Santuário o título de Basílica menor.
O Santuário mariano de Vailankanni encontra-se a 2.400 Km ao sudeste de Nova Délhi, no Estado indiano de Tamil Nadu. O Santuário é meta, todos os anos, de cerca de 20 milhões de peregrinos, metade dos quais não-cristãos. A fama desse lugar de culto é tal que na Índia e em toda a Ásia é chamado de a "Lourdes do Oriente".
"Nossa Senhora da Boa Saúde" é representada com lineamentos indianos, vestida com o típico sári e com uma coroa. Também a história do Santuário representa um momento de encontro entre o cristianismo e a cultura indiana, expresso pelas aparições de Nossa Senhora em dois diferentes momentos a partir do Séc. XVI.
Na segunda-feira, 11 de fevereiro, o purpurado irá a Chennai, onde visitará o templo dedicado a Santo Tomás Apóstolo, presidirá a celebração da Eucaristia na catedral e inaugurará o seminário para os Leigos.
Na terça-feira, dia 12, em Ranchi, o Cardeal Filoni abençoará os fiéis reunidos na catedral. Em seguida, encontrará os seminaristas do Colégio Santo Alberto e abrirá as celebrações pelo centenário de fundação do seminário.
No dia seguinte, o purpurado presidirá à santa missa com a imposição das cinzas e abençoará a pedra fundamental do "Lievens Constant Hospital e Faculdade de Medicina".
À noite chegará a Nova Délhi, onde, na quinta-feira, dia 14, visitará o Memorial Mahatma Gandhi. Na parte da tarde, em Faridabad, encontrará a comunidade siro-malabarense e abençoará a pedra fundamental da nova paróquia.
Na sexta-feira, 15 de fevereiro, o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos visitará a sede da Conferência dos Bispos Católicos da Índia e, em seguida, celebrará a missa na catedral de Délhi. Na noite de sábado, dia 16, retornará a Roma.