Na manhã desta terça-feira, dia 22, o Cardeal Julio Terrazas Sandoval, CSSR, Arcebispo de Santa Cruz da Serra (Bolívia) e Presidente da Comissão de Comunicações, destacou o tema do "Hoje na América Latina", onde os dados econômicos, sociais, culturais e políticos serão alguns dos aspectos a serem abordados pelas diversas subcomissões.
Dom Julio destacou a particular atenção que esta V Conferência pôs nos povos e culturas indígenas e afrodescendientes. "Os indígenas são um grupo extraordinário de quem devemos aprender, acompanhar, apoiar e evangelizar", acentuou.
Igualmente, disse que extrair frases descontextualizadas do discurso inaugural do Santo Padre, somente leva à confusão, deturpação ou até o insulto.
"Contudo – destacou o Cardeal – lamentamos que tenham existido pessoas que não souberam transmitir com seu exemplo e sua vida a gratuidade do evangelho e da mensagem de Jesus, também é fundamental reconhecer que muitos missionários e membros da Igreja deram sua vida pelos indígenas".
Dom Julio explicou ainda, que o Santo Padre destacou em vários momentos a importância do encontro intercultural, enfatizando no discurso inaugural: "Por isso Cristo, sendo realmente o Verbo encarnado, 'o amor até o extremo' não é alheio a cultura alguma nem a nenhuma pessoa, pelo contrário, a resposta almejada no coração das culturas é o que lhes dá sua identidade última, unindo a humanidade e respeitando ao mesmo tempo, a riqueza das diversidades, abrindo a todos no crescimento na verdadeira humanização, no autêntico progresso. O Verbo de Deus, fazendo-se carne em Jesus Cristo se fez também história e cultura".
Em outro momento, o Cardeal Sandoval destacou que o tema da Drogadição em nossos países é outra das preocupações na análise da realidade. A Igreja seguirá ajudando em promover espaços para a recuperação de muitas pessoas afetadas por este mau.