O presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Renato Raffaele Martino, enviou uma mensagem aos participantes do Encontro Nacional de Pastoral Social 2008, organizado pela comissão episcopal de Pastoral Social da Conferência Episcopal Mexicana.
Em sua mensagem, o Cardeal recorda que "tudo o que ameaça ou lesa a dignidade dos homens e mulheres de uma determinada sociedade representa um desafio para a missão primordial da Igreja e para a evangelização".
O objetivo da iniciativa é fortalecer e impulsionar a Pastoral Social no México e seus animadores na evangelização, nos institutos de vida consagrada e organismos de leigos, e favorecer, a partir da análise da realidade nacional, a oração, a formação na doutrina social da Igreja, a troca de experiências e a criatividade pastoral.
O cardeal Martino assinala ainda que "o agravamento da crise econômica financeira está colocando em grave risco o direito à alimentação das pessoas; e a violência bárbara e repugnante derivada do narcotráfico e o crime organizado, que está ameaçando a vida e a segurança dos cidadãos". Dom Martino recorda que a autêntica democracia deve considerar que a verdade não é estabelecida por votos e a legalidade nem sempre se vincula à moralidade; e em relação às mudanças climáticas e o aquecimento global, pede que seja respeitado o desígnio original de Deus.
"Os problemas debatidos nestes dias refletem uma crise moral", aponta a mensagem. Concluindo, o Cardeal Martino convida a continuar a refletir e promover sempre mais a Doutrina Social da Igreja, que "tem a capacidade de despertar, reforçar, provocar e encarnar os enormes recursos humanos, morais e religiosos presentes no México".
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com