Para acompanhar mais de perto a vida da Igreja no Sul do mundo, o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Ivan Dias, visita Moçambique, na África, a partir deste domingo, dia 4.
A missão do cardeal começa por Nampula, capital da província de Nampula, no centro-norte do país, onde preside uma missa com bispos e sacerdotes locais.
No dia 5, o membro da Cúria Romana segue até a Capela de São Francisco Xavier, na Ilha de Moçambique. De 6 a 7, visita Beira, a segunda maior cidade de Moçambique e capital da província de Sofala, no centro do país. Chega a Maputo na noite do dia 7, onde se encontra com os bispos da Conferência Episcopal de Moçambique no dia seguinte. A viagem de retorno à Roma está marcada para o dia 11.
Em maio deste ano, o Papa Bento XVI pediu aos bispos de Moçambique para investirem de maneira especial na formação permanente do clero e na pastoral das vocações sacerdotais e religiosas.
Os católicos representam 22,43% da população moçambicana (19,52 milhões de pessoas). Neste país, a Igreja conta com 12 dioceses, 296 paróquias, 18 bispos, 181 sacerdotes diocesanos e 500 sacerdotes de congregações religiosas, 1113 religiosas e mais de 40 mil catequistas. Dezenas de escolas e centros hospitalares são geridos pela Igreja.