A Igreja católica em Cuba confirmou ontem que o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, presidirá uma missa no dia 23 de fevereiro, junto ao monumento dedicado ao Papa João Paulo II, em construção na cidade de Santa Clara.
A Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC) recorda que no local onde hoje se encontra o monumento, João Paulo II celebrou sua primeira missa em território cubano, durante sua única visita ao país, em janeiro de 1998. “Embora não seja a primeira estátua erguida em Cuba em homenagem a João Paulo II, trata-se da primeira obra localizada em lugar público que não é de propriedade da Igreja”, informa uma nota da conferência, publicada em sua página na Internet.
A nota descreve o monumento como “uma torre com um sino e coroada por uma cruz, com uma estátua de João Paulo II à frente, sob uma cobertura arqueada”. E informa que serão colocadas as bandeiras de Cuba e do Vaticano no conjunto monumental.
Um porta-voz da COCC adiantou ainda que o cardeal secretário de Estado vai celebrar algumas missas em Cuba e inaugurar o monumento, além de se reunir com autoridades do governo, nesta visita oficial, de 20 a 26 de fevereiro.