Festa de São Roque

Cardeal brasileiro representa o Papa em celebração no Paraguai

O Paraguai festeja nesta sexta-feira, 15, o 25º aniversário de canonização do mártir jesuíta, São Roque González de Santa Cruz, o único santo paraguaio. As festividades serão presididas pelo enviado especial do Papa Francisco, o Cardeal Cláudio Hummes.

A relíquia de São Roque, o coração incorrupto do mártir, será exibida durante uma procissão no centro da capital. Na catedral, Dom Cláudio presidirá a Missa, concelebrada pelo arcebispo coadjutor de Assunção, Dom Edmundo Valenzuela Mellid.

Filho de um escrivão de León , Espanha, o “santo crioulo”, como é conhecido São Roque, nasceu em 1576 em Assunção e fundou a cidade de Encarnación e a cidade argentina de Posadas.

O missionário foi martirizado em Caaró, Rio Grande do Sul, por um cacique indígena que se opunha à evangelização no território. Na ocasião, sofreu também o martírio, o sacerdote espanhol Juan Del Castillo. 

Beatificado em 1931 e canonizado em 1988, São Roque González tem papel importante na história da Igreja do Brasil. Acompanhado dos sacerdotes Afonso Rodrigues e João de Castilho, o mártir foi um dos primeiros evangelizadores nas terras do sul do país.

Dom Cláudio Hummes desembarcou na tarde de ontem em Assunção levando uma carta do Papa Francisco, escrita em latim e datada de 10 de novembro, pedindo ao cardeal que manifeste, com suas bênçãos, seu afeto paterno a todo o povo paraguaio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo