Cuba

Cardeal Bertone pede renovação da vida cristã em Cuba

Em seu primeiro dia de visita a Cuba, nesta quinta-feira, 21, o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, encontrou-se com os bispos do país incentivando uma "renovação da vida cristã".

.: Aos bispos cubanos: "testemunho é essencial"

A última pesquisa das Estatísticas Pontifícias, em 2007, mostra que o número de católicos está crescendo em Cuba, apesar das dificuldades. De um milhão de habitantes, 59,66% são católicos. Em 1990, 41,21% e, em 2001, eram apenas 55,26%.

Antes que Fidel Castro chegasse ao poder, os católicos eram 85% da população.

O cardeal Bertone disse aos bispos que está "plenamente convencido" de que o aniversário da visita do Papa João Paulo II a Cuba será um tempo de graça abundante e uma ocasião privilegiada para impulsionar um intenso trabalho pastoral. "É uma oportunidade para consolidar os frutos espirituais já colhidos durante estes anos e para produzir uma profunda renovação da vida cristã em todo o Povo de Deus que caminha nesta terra maravilhosa".

Em Cuba, explicou: "Se faz hoje de maneira tangível a verdade das palavras de Jesus Cristo: 'A messe é grande e os operários são poucos. Rogai ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe (Mt 9, 37-38)'".

À oração, acrescentou: "Deve ir vinculada uma ação pastoral vocacional séria, sistemática e capilar, que faça chegar ao coração dos jovens cubanos o chamado a uma entrega incondicional ao Senhor e a seu Reino de amor, os acompanhe com paciência, delicadeza e solicitude em todas as etapas do discernimento vocacional e mostre às famílias e comunidades cristãs a beleza de uma vida totalmente dedicada a Cristo e à Igreja".

Por outra parte, o cardeal confessou a esperança de que a celebração deste aniversário da visita do Papa JPII a "bendita terra" e contribua para dar um novo impulso às relações entre o Estado e a Igreja Católica em Cuba: "Para que, em espírito de respeito e entendimento mútuo, a Igreja possa levar a cabo plenamente sua missão, estritamente pastoral e ao serviço de seus fiéis, com a devida liberdade".

Em seguida, o cardeal teve um colóquio com os bispos no qual, como ele mesmo anunciou, buscava-se dialogar sobre "as relações entre o Estado e a Igreja Católica em Cuba".

O Secretário de Estado do Vaticano está em Cuba para comemorar o 10º aniversário da histórica visita que João Paulo II fez a ilha, e permanece até a próxima terça-feira, 26.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo