Azerbaijão

Cardeal Bertone inaugura primeira Igreja Católica de Baku

O Secretário de Estado do Vaticano inaugurou, nesta sexta-feira, a primeira Igreja Católica de Baku, capital do Azerbaijão, seis anos depois da visita de João Paulo II a este país, de maioria islâmica.

Na sua intervenção, junto da igreja da Imaculada Conceição, o Cardeal Tarcisio Bertone frisou que "a abertura desta igreja é a prova do compromisso do Azerbaijão na promoção de uma verdadeira liberdade religiosa".

Este edifício nasce num terreno doado ao falecido Papa João Paulo II. Líderes políticos e religiosos azeris marcaram presença na cerimônia.

Ontem, dia da sua chegada ao país, o Cardeal Bertone encontrou-se com o primeiro-ministro Artur Rasi-zadeh, com quem falou da importância de manter relações "amigáveis e pacíficas" com os Estados da região do Cáucaso.

O Secretário de Estado do Vaticano pediu às grandes potências que atuem com "responsabilidade", para encontrar respostas sem recurso à violência, exprimindo os votos da Santa Sé em favor da pacificação desta região de fronteira entre a Europa e a Ásia.

"O problema não é só dos Estados, como o Azerbaijão, a Arménia e a Geórgia, mas também das grandes potências: temos de convencê-las a renunciar aos condicionamentos políticos destes países", afirmou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo