União Européia

Cardeal Bertone defende integração da Turquia na UE

O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, defendeu que o afastamento da Turquia na Europa iria "favorecer o fundamentalismo". Depois da viagem do Papa a este país, a diplomacia do Vaticano produz a sua declaração mais explícita a respeito deste tema delicado.

Em entrevista à revista francesa "La documentation catholique" (www.doc-catho.com), o número 2 do Vaticano considera que "a Europa sem a Turquia não beneficiaria desta ponte entre o Oriente e o Ocidente, que a Turquia sempre constituiu ao longo da história". Apesar deste apoio explícito à integração européia, o Cardeal Bertone fala sempre em Europa e nunca se refere, na entrevista, à União Europeia – embora se possa admitir que a distinção é meramente formal.

Para o Secretário de Estado do Vaticano, a Europa tem todo o interesse em ajudar a Turquia a "tornar-se uma verdadeira democracia, consolidando cada vez mais um sistema de valores".

"Deixar a Turquia fora da Europa poderia favorecer o fundamentalismo islâmico no interior do país", alerta.

O Cardeal Tarcisio Bertone considera que a integração na Europa deve acontecer em "círculos concêntricos, com um primeiro círculo de países historicamente europeus, hoje reunidos na zona Euro, e um segundo nível para os que estão mais distantes".

Uma última palavra fica ainda para a situação no Oriente Médio e no Líbano, confirmando-se que a Santa Sé espera que "uma conferência internacional se reúna o mais rapidamente possível", para criar um "plataforma de diálogo e convergência".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo