Véspera do Conclave

Cardeais participam da última Congregação Geral

Os cardeais que vão eleger o novo Papa reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 11, na última Congregação Geral, na véspera do Conclave que se inicia nesta terça-feira, 12. Esta foi a décima reunião e contou com a presença de 152 cardeais.

Segundo informações do porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em coletiva de imprensa realizada hoje, esta foi uma manhã muito rica de intervenções. Decidiu-se não fazer uma nova congregação à tarde, visto que os cardeais precisam se preparar para a transferência para a Casa Santa Marta e também para o Conclave.

Confira mais informações sobre o Conclave no especial papa.cancaonova.com

O porta-voz também informou que hoje à tarde, às 17h30 (13h30 em Brasília), na Capela Paulina, haverá o juramento das 90 pessoas que auxiliarão os cardeais durante os trabalhos do Conclave. Este ato está previsto no número 48 da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, do Papa, hoje beato, João Paulo II. A penalidade para quem violar o segredo do Conclave, divulgando alguma informação a respeito das votações, é a excomunhão.

O Conclave começa nesta terça-feira, 12. A Missa de abertura, chamada Pro eligendo Pontifice, será às 10h (6h em Brasília). "O presidente da celebração é o cardeal decano, Angelo Sodano; concelebram todos os cardeais, não somente os eleitores; e a homilia será em italiano", informou padre Lombardi.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo