Encontro mundial na Espanha

Cardeais irão refletir sobre evangelização nas grandes cidades

Cardeais do mundo inteiro se reunirão em novembro na Espanha para refletir sobre sua missão na Igreja e os desafios da evangelização nas grandes cidades

Da redação, com ACI Digital

Cardeais, arcebispos e bispos das grandes cidades do mundo se reunirão na Espanha, entre os dias 24 a 26 de novembro, para refletir sobre seu papel atual e os novos desafios.

A reunião acontecerá no marco do 1º Congresso Internacional sobre a Pastoral nas Grandes Cidades, organizado pelo Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach.

“É muito importante que falemos sobre o nosso papel nas grandes cidades e sobre como fazer a Igreja presente neste mundo, algo no qual o Papa está muito interessado”, por isso receberá, em audiência, os congressistas no dia 27 de novembro no Vaticano para conhecer as conclusões. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 14, pelo Cardeal Sistach em coletiva de imprensa, na qual revelou que a maioria dos pastores das grandes cidades do mundo já confirmaram presença.

Dom Sistach disse que até o momento já confirmaram presença os cardeais de Tegucigalpa, Bogotá, Bombaim, Budapeste, Manila, Buenos Aires, Rio de Janeiro, São Paulo, Roma, Londres, Lisboa e Quebec, e acrescentou que “virão mais, mas ainda devem confirmá-lo”.

Primeira fase

Antes do encontro em novembro, o congresso realizará de 20 a 22 de maio uma “primeira fase técnica” no Seminário Conciliar de Barcelona, com cerca de quinze palestrantes e especialistas dos cinco continentes que contribuirão com seus conhecimentos e ajudarão a criar um marco conceitual.

No primeiro dia desta fase inicial, os peritos Manuel Castells, Marc Augé e Javier Elzo analisarão como se estruturam as grandes cidades, e no dia seguinte se aprofundará em como o Cristianismo se encaixa na malha metropolitana através dos palestrantes Angeli di Berardino, Benjamim Bravo e Luca Bressan.

Em 22 de maio, os peritos Jean-Bosco Matand, Alphonse Borràs e Carlos M. Galli tratarão o modo de transladar o Evangelho nas grandes cidades; todas as palestras acontecerão pela manhã e estarão abertas ao público em geral, e no período da tarde haverá encontros entre os peritos a porta fechada.

Espaço de debate

A iniciativa pretende criar um espaço de debate entre os pastores das grandes cidades para compartilhar e analisar os principais desafios que enfrentam para manter o papel da Igreja: “Comentei isso com o então Cardeal Bergoglio antes de ser eleito Papa e se mostrou muito interessado, por isso temos todo o seu apoio”.

Perguntado se no congresso se debaterá sobre a comunhão das pessoas divorciadas, o Cardeal Martínez Sistach disse que é possível, levando em consideração que é um dos desafios que a sociedade atual enfrenta, e acrescentou que para isso é necessário “encontrar um equilíbrio entre a misericórdia e a fidelidade a Deus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo