A cápsula Fênix 2, que resgatou os 33 mineiros no Chile, será a principal peça de uma exposição que percorrerá vários países para mostrar como foi a operação de salvamento, informou o ministro do Interior chileno, Rodrigo Hinzpeter.
"Pediram-nos para levar a cápsula em um giro mundial, como parte de uma exposição, com vídeo", disse o ministro em notícia publicada pela agência de notícias Reuters.
Com 4 metros de comprimento e 53 centímetros de diâmetro e pintada com as cores da bandeira do Chile (azul, branco e vermelho), a Fênix 2 retirou, em menos de 24 horas, um por um dos 33 mineiros soterrados há 69 dias a uma profundidade de cerca de 700 metros na Mina San José, no Deserto de Atacama, na Região Norte do país.
A Nasa, Agência Espacial Americana, que projetou a Fênix 2, orientou o governo chileno sobre o formato da cápsula e os equipamentos nela acoplados, como os tanques de oxigênio e os dispositivos de comunicação. Com um formato de minifoguete, a cápsula foi construída pela Marinha chilena.