Muticom

Canção Nova será apresentada às mídias católicas

Thaysi Santos
Enviada especial ao Rio de Janeiro

Um Sistema de Comunicação que não tira férias. O PHN ainda estava a pleno vapor na Canção Nova quando a equipe de reportagem saiu de Cachoeira Paulista (SP) em direção ao Rio de Janeiro para cobrir, durante uma semana, o Mutirão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – o Muticom 2011.

Acesse
.: Veja fotos do encontro no Flickr

.: Vídeos da cobertura do Muticom

A Canção Nova tem neste ano intensa participação no congresso, que segue até a próxima sexta-feira, 22, debatendo “Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades”. Realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o Muticom é uma iniciativa da CNBB promovida a cada dois anos e reúne sumidades no campo da comunicação, tanto religioso como secular, para incentivar a troca de experiências no âmbito da comunicação entre comunidades eclesiais, movimentos sociais e culturais.

O diretor da Rádio Canção Nova em Brasilia, Ronaldo da Silva, é quem vai representar oficialmente a Canção Nova no seminário das midias católicas na tarde desta segunda-feira, 18. Em seu notebook, ele se prepara para apresentar o Sistema Canção Nova de Comunicação aos representantes das diversas mídias religiosas do Brasil, entre elas Rede Vida, TV Aparecida, Rede Católica de Rádio, Associação do Senhor Jesus, entre outros. “Vim com a missão de acompanhar toda a evolução do debate da Igreja Catolica no Brasil e posteriormente retalar à direção do Sistema CN de Comunicação, com eventuais sugestões de como melhorar a nossa atuação em favor da Igreja e da evangelização.”

Oficinas

Clima de expectativa também para as oficinas técnicas que serão oferecidas pela Canção Nova. A primeira por Gustavo Henrique, do departamento de Tecnologia da informação da CN, que vai fazer uma apresentação sobre a evangelização nas redes sociais para mostrar as tendências dessas novas midias e como escolher o meio mais apropriado para a estratégia de divulgação que se pretende.

E a segunda pelo missionário João Paulo Kruschewsky, gerente de TI/Mobile da Fundação João Paulo II e responsável pelo Canção Nova Mobile, vai falar sobre como a tecnologia e a convergência com o celular pode auxiliar a missão evangelizadora da Igreja, disponibilizando serviços que agreguem valores e facilitem a comunicação com os fiéis. Kruschewsky irá demonstrar a experiência da Canção Nova com aplicações para iPhone, iPad e Android, além de Operadoras Virtuais Móveis (MVNOs).

A terceira oficina contará com dois representantes da Canção Nova, Fábio Antônio Ferreira e Matheus Alves, que irão apresentar a proposta de evangelização através de Games. E a última será sobre como construir um site multimídia colaborativo.

Canção Nova recebe prêmio

Além da apresentação de Ronaldo, a Canção Nova vai receber o prêmio jornalístico Clara de Assis, da CNBB, pela série de cinco reportagens da serie  “Anjo Bom do Brasil”, realizada pelo repórter Pedro Teixeira, por ocasião da beatificação de Irmã Dulce.

Depois do Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil (Secobb) que reuniu na semana passada, também aqui no Rio, 50 bispos para discutir estratégias de comunicação, a reflexão ganha fõlego com a participação dos leigos e profissionais da área presentes no Muticom. Todo o sistema de mídia da Canção Nova intensifica seus trabalhos para levar o debate àqueles que hoje desenvolvem algum tipo de ação comunicativa em sua realidade paroquial, mas que por algum motivo não podem se deslocar à cidade maravilhosa. Ampliar a repercussão do Muticom no Brasil e, em âmbito interno, potencializar a presença da entidade no diálogo igreja-comunicação são as grandes metas da Canção Nova ao marcar presença no congresso.

Leia mais
.: Confira cobertura especial do 7º Muticom

        

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo