Carisma de Dom Bosco

Canção Nova celebra sete anos de admissão à Família Salesiana

“Nosso carisma veio de Dom Bosco, é um carisma é salesiano”, afirma missionária da Canção Nova

André Cunha
Da redação

Há exatos sete anos a Comunidade Canção Nova era admitida oficialmente à Família Salesiana, durante a reunião do Conselho Geral dos Salesianos, em Roma.

Canção Nova celebra sete anos de admissão à Família Salesiana

“Nosso carisma veio de Dom Bosco, é um carisma é salesiano”, afirma Isabel Guatura / Foto: Montagem CN

A notícia confirmou a familiaridade do carisma Canção Nova com o carisma do santo italiano, João Bosco. Para a missionária Isabel Guatura, membro da equipe de formação geral da Comunidade Canção Nova, há muitas coisas semelhantes entre os dois carismas, como a espiritualidade, o amor pelos jovens, por Nossa Senhora e pela Eucaristia.

Dom Bosco também já evangelizava escrevendo, ia de um lugar a outro escrevendo as leituras católicas, passando a evangelização, como faz a Canção Nova por meio de seus livros. “O desejo de evangelizar, de que as pessoas conheçam e tenham uma experiência com Jesus e muitas outras coisas semelhantes nós trazemos”, afirma a missionária Isabel.

Para ela, a pessoa que mais se identifica com Dom Bosco na Canção Nova é Monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade católica. “Ele tem muitos traços idênticos a Dom Bosco: o amor a Nossa Senhora, à Eucaristia, o crer na Providência Divina, não ter medo de se lançar… Se você conhecer bem os salesianos, vai perceber que são muito parecido com a Canção Nova”.

Crescer como família

Após esses anos, oficialmente, como Família Salesiana, a Canção Nova trabalha hoje para estar cada vez mais próxima aos mais de 30 grupos que trazem o carisma salesiano.

A missionária destaca, como exemplo de proximidade, o trabalho que os salesianos e alguns membros da Canção Nova fizeram em Turim (Itália) durante a cobertura televisiva do bicentenário do Nascimento de Dom Bosco. As equipes trabalharam juntas para transmissão do evento que marcou  salesianos do mundo inteiro.

Congregação salesiana

A Congregação salesiana ou salesianos é uma Congregação religiosa da Igreja Católica, fundada em 1859 por São João Bosco, e aprovada em 1874 pelo Papa Pio IX. Seu nome oficial é Pia Sociedade de São Francisco de Sales em homenagem a São Francisco de Sales, contudo, são popularmente conhecidos por salesianos de Dom Bosco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo