A Mobilização pela coleta de assinaturas para o Projeto de Lei contra a candidatura de políticos em débito com a Justiça começou nesta segunda-feira, 1º. Centenas de postos de coleta pelo Brasil atuam, durante esta semana, num verdadeiro mutirão, contando com a colaboração dos Comitês 9840 do MCCE, grupos da sociedade organizada e cidadãos que voluntariamente estão coletando assinaturas.
Neste final de semana, a expectativa é que as ações de Mobilização aconteçam em parceria com o Grito dos Excluídos em diversas cidades e que o número de assinaturas chegue perto da meta de 1,3 milhão.
A Campanha, promovida pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), precisa de 1,3 milhão de assinaturas para enviar o Projeto de Lei (PL) de iniciativa popular para o Congresso Nacional. O Projeto trata da vida pregressa dos candidatos e propõe alterações na Lei de Inelegibilidades, entre as quais, a proibição da candidatura de políticos em débito com a Justiça. A Mobilização Nacional tem centenas de postos de coleta confirmados em diferentes cidades brasileiras (Confira no site: http://www.lei9840.org.br/postos.htm).
Como participar
Para participar da Mobilização é preciso assinar o formulário e inserir o número do título de eleitor. Além dos postos fixos, os Comitês 9840 do MCCE e os voluntários na Mobilização estão percorrendo pontos estratégicos pelas cidades, como feiras livres, escolas, universidades e órgãos públicos.
Qualquer cidadão que queira se juntar à Campanha na 1ª Mobilização Nacional pode acessar o site do MCCE (www.mcce.org.br), entrar no link da Campanha Ficha Limpa, imprimir o formulário e coletar assinaturas em seu trabalho, bairro, entre amigos e parentes. Depois é só enviar o documento para o endereço presente no próprio formulário.
O MCCE divulgará o resultado da mobilização tão logo receba os formulários preenchidos dos estados, que têm a orientação de envio imediato após o 7 de setembro. O Movimento deseja continuar a divulgação até o dia 20 de setembro.
Independente da 1ª Mobilização Nacional, a Campanha Ficha Limpa continuará coletando assinaturas e debatendo a temática do Projeto de Lei com a sociedade.