Colômbia

Câmara colombiana abre caminho para segunda reeleição de Uribe

A Câmara de Representantes da Colômbia aprovou na noite de terça-feira, 01, a realização de um referendo que pode autorizar o presidente Álvaro Uribe a tentar um terceiro mandato consecutivo nas eleições de 2010.

O presidente, aliado mais próximo dos Estados Unidos na América Latina num momento em que líderes com viés de esquerda ganham espaço na região, ainda não tornou pública sua intenção de lançar a candidatura para um novo período de quatro anos, mas também não descartou.

A realização do referendo foi aprovada após um debate de mais de 12 horas, em meio a denúncias da oposição de que a consulta popular ameaça o equilíbrio entre os poderes e de que o governo fez promessas aos legisladores para que votassem a favor do projeto.

A Câmara dos Representantes aprovou o referendo por 85 votos a 5.

"Estou realmente muito contente de ver como a Câmara de Representantes interpretou o sentimento majoritário dos colombianos", disse à jornalistas o ministro do Interior, Fabio Valencia.

"Este é um ato da Câmara em resposta a uma iniciativa popular. Só se pretende que seja o povo colombiano que decida se um colombiano pode se eleger presidente uma vez e se reeleger duas vezes", acrescentou.

O texto do referendo, que já havia sido aprovado pelo Senado, será submetido agora a uma rigorosa avaliação da Corte Constitucional, que pode aprovar ou rejeitar devido à irregularidades em seu trâmite.

Se for declarado legal, o governo convocará o referendo, que deve contar com a participação de 25 por cento dos eleitores habilitados — mais de 7 milhões de pessoas.

Uribe, que desde que assumiu o poder em 2002 lidera uma bem sucedida ofensiva contra as guerrilhas e o tráfico de drogas, mantém uma popularidade em torno de 70 por cento.

Leia mais
Senado colombiano aprova reeleição de Álvaro Uribe
Presidente colombiano Álvaro Uribe contrai gripe H1N1
Presidente Uribe se recupera após contrair gripe A

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo