Mais de setenta por cento da população brasileira têm dividas e 29% estão com as contas em atraso. Para renegociar as dívidas de mais de cinco milhões de clientes, a Caixa decidiu oferece até 90% nos débitos.
Reportagem de Francisco Coelho e Ersomar Ribeiro
Levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo CNC(Comércio De Bens, Serviços e Turismo), revela que 29% da população economicamente ativa tem dívidas em atraso. A falta de educação financeira e o equilíbrio emocional são os principais fatores para o alto número de endividados.
Um forte apelo publicitário. O desejo de adquirir bens materiais o mais rápido possível pode ser uma receita perigosa para as finanças pessoais. A dica dos especialistas é exercitar a paciência e gastar o dinheiro com cautela.
O educador financeiro, Eustaquelino Casseb explicou a problemática.“Da batalha financeira, não por falta de saber fazer um orçamento, você perde a batalha financeira, porque a batalha financeira é no campo das emoções. É quando você tenta fazer uma compensação, é quando você tenta fazer o que você não pode, fazer uma viagem com a família, pagar não sei o que, comprar um que… isso tudo tá no campo das emoções”.
Fazer uma reserva financeira e renegociar dívidas com parcelas que caibam no orçamento mensal são dicas importantes dos especialistas.
“Se um banco tem uma proposta de renegociação, renegocie. Um aconselhamento sobre negociação de dívida, ela tem que ser vantajosa. Outra, ela tem que caber na tua capacidade de pagamento. Então, eu tenho uma dívida hoje que a parcela dela é R$ 700. Ela comeu 50% dos meus R$ 1.500. Eu tenho que fazer um reparcelamento dela, que no mercado a gente chama de reperfilar a dívida por mais tempo, a ponto dela caber 250% dentro do meu orçamento. A campanha da Caixa vai oferecer até 90% de desconto nas dívidas dos clientes. Pessoas físicas e empresas poderão parcelar os débitos em até 120 meses. Mais de 5 milhões de devedores vão ser beneficiados”, reforçou o educador sobre as medidas necessárias.
“Procure uma agência da Caixa e leve seus documentos pessoais, mas o comprovante de residência, os nossos atendentes estarão à disposição para negociar as dívidas e colocar tudo em dia”, concluiu o superintendente de Rede Caixa, Márcio Fiod Martins.