Cidade natal do Papa

Buenos Aires celebra primeiro ano do Pontificado de Francisco

Cidade natal de Francisco terá uma programação especial, nesta quinta-feira, 13, para celebrar um ano de Pontificado do Papa argentino

Da redação, com Rádio Vaticano

Buenos Aires celebra primeiro ano do Pontificado de FranciscoA cidade natal do Papa Francisco, Buenos Aires, na Argentina, prepara-se para a celebração do primeiro ano de Pontificado do Pontífice argentino, nesta quinta-feira, 13. A programação especial terá Missas de ação de graças, transmissão de uma entrevista do Sumo Pontífice a uma rádio comunitária local, conferências e um ciclo de cinema.

O ponto alto das comemorações será a Missa presidida pelo recém criado cardeal, Dom Mario Poli, que sucedeu o Cardeal Jorge Mario Bergoglio como arcebispo de Buenos Aires. A Celebração será às 20h na Catedral da cidade.

Em todas as igrejas da cidade haverá Missas de ação de graças, inclusive na Basílica de San José de Flores, situado no bairro portenho de Flores, onde Bergoglio viveu sua infância e adolescência.

Também haverá Missa pelo Papa na igreja de Nossa Senhora de Caacupé, na Villa 21, um dos bairros mais pobres da cidade e onde realizam seu trabalho pastoral os denominados “padres villeros” estimulados por Francisco.

Em outro dos bairros mais pobres da capital, a Villa 1-11-14, no Baixo Flores, a rádio comunitária local montará na quinta-feira um telão para transmitir pela primeira vez uma entrevista exclusiva que o Papa lhe concedeu há poucos dias.

A entrevista foi gravada na residência Santa Marta e, segundo informou a emissora, o Papa fala da educação, do trabalho, da comunicação comunitária, da presença da Igreja nos bairros pobres e da fé do povo, entre outros temas.

No entanto, a Pontifícia Universidade Católica Argentina fará um ato com a presença de Dom Mario Poli, e o núncio apostólico em Buenos Aires, Dom Emil Paul Tscherrig, segundo fontes da casa de estudos aplicados.

No ato, haverá duas conferências, uma sobre a exortação “Evangelii Gaudium”, de Francisco, e o pensamento pastoral e as orientações programáticas do Sumo Pontífice; e outra sobre as responsabilidades e os desafios para a Igreja na América Latina.

Além disso, o Museu do Cinema, ligado ao governo de Buenos Aires, iniciou este mês o ciclo “Cinema e religião: um ano do Papa Francisco”, que exibe fitas de temática religiosa e o carro-chefe da programação é a estreia na Argentina, no próximo dia 30, do documentário americano “Francisco, o Papa do novo mundo”, de David Naglieri.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo