Futebol

Brasileiro Wendell Lira ganha prêmio de melhor gol de 2015 da Fifa

Wendell concorreu o prêmio com Lionel Messi, do Barcelona, e o italiano Alessandro Florenzi

Da redação, com Reuters

O brasileiro Wendell Lira conquistou nesta segunda-feira, 11, o Prêmio Puskas, de gol mais bonito de 2015, durante a cerimônia da Bola de Ouro da Fifa.

Desconhecido do grande público até ser indicado ao prêmio, Wendell Lira conquistou o prêmio graças ao gol marcado quando atuava pelo Goianésia na partida contra o Atlético Goianiense pelo Campeonato Goiano de 2015.
Wendell recebeu um passe pelo alto na grande área do Atlético e marcou com um acrobático voleio.

“Davi e Golias, quando Golias apareceu, creio eu que todo mundo olhava para ele e falava ‘ele é muito forte, ele é muito grande, não tem como ganhar dele’. Davi quando olhou para Golias disse: ‘Ele é muito grande, não tem como errar.’ E é assim que temos que lidar com nossos problemas diários na nossa vida”, disse o brasileiro ao receber o prêmio, concedido em votação popular pela Internet.

Wendell deixou para trás o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o italiano Alessandro Florenzi, da Roma, que eram os dois outros finalistas do prêmio.

Bola de Ouro

Na mesma cerimônia, Messi conquistou mais uma vez a Bola de Ouro como melhor jogador do mundo, depois de ver seu grande rival Cristiano Ronaldo ficar com o prêmio nos últimos dois anos.

O jogador do Barcelona e da seleção argentina terminou à frente de Ronaldo e do atacante brasileiro Neymar ao conquistar o prêmio pela quinta vez, depois de vencê-lo por quatro anos seguidos entre 2009 e 2012.

Messi ajudou o Barcelona a conquistar os títulos do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei, da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes, além de levar a Argentina para a final da Copa América, na qual a equipe foi derrotada pelo Chile, que jogava em casa.

“É incrível, muito mais do que qualquer coisa que eu tenha sonhado quando era criança”, disse Messi ao receber o prêmio. “Quero agradecer a meus companheiros de equipe, sem eles isso jamais seria possível.”

Outras premiações

Luis Enrique, técnico do Barcelona, foi eleito o melhor técnico do ano.

Carli Lloyd, campeã do mundo com a seleção feminina dos Estados Unidos, foi eleita a melhor jogadora do mundo depois de marcar três gols na final do Mundial contra o Japão.

Cristiano Ronaldo terminou a última temporada sem conquistar nenhum troféu com o Real Madrid, embora tenha ajudado a seleção de Portugal a se classificar para a Eurocopa de 2016.

Neymar colaborou com a temporada vencedora do Barça, mas não foi tão feliz com a camisa da seleção brasileira, chegando a ser suspenso por quatro partidas do Brasil por causa de uma expulsão na Copa América.

Crise na Fifa

A cerimônia em Zurique foi realizada em meio à maior crise de corrupção na Fifa desde a fundação da entidade em 1904.

O futebol é alvo de investigações criminais tanto na Suíça quanto nos Estados Unidos, onde algumas autoridades importantes da Fifa estão entre as 41 pessoas e entidades esportivas acusadas de corrupção.

O presidente suspenso da Fifa, Joseph Blatter, geralmente uma figura central nessas cerimônias, não participou desta vez por conta da decisão do Comitê de Ética da entidade de suspendê-lo do esporte por oito anos.

Dessa vez também não houve a entrega do Prêmio Presidencial, dado a quem tenha realizado serviços notáveis para o futebol.

Blatter foi substituído na cerimônia pelo presidente interino da Fifa, Issa Hayatou, que teve papel discreto na premiação, lendo um breve discurso antes do início da cerimônia e aparecendo no palco para as premiações de melhor jogador e melhor jogadora.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo