Capítulo geral da Congregação

Brasileiro é eleito novo superior-geral dos scalabrinianos

Padre Leonir Mario Chiarello já foi premiado por seu empenho pelos migrantes peruanos em situação de vulnerabilidade no Chile

Vatican News

Os participantes do XV Capítulo Geral dos scalabrinianos, reunidos em Rocca di Papa, elegeram um brasileiro como novo superior-geral: padre Leonir Mario Chiarello.

“Procurarei fazer o melhor possível na atual situação de grandes desafios das migrações e refúgio internacional, para que a nossa Congregação possa dar uma resposta adequada e significativa”, disse padre Chiarello em declaração ao Vatican News, pedindo orações por seu ministério.

Até então, padre Leonir Chiarello era o diretor-executivo da SIMN (Scalabrini International Migration Network) e o seu representante junto às Nações Unidas. Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul e Teologia dogmatica na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e um master em Ciências Sociais e Políticas na Universidade Alberto Hurtado de Santiago, Chile.

Antes de dirigir o SIMN, padre Leonir trabalhou na América Latina: de outubro de 1996 a agosto de 1997, com comunidades de migrantes em Bahia Blanca, na Argentina; de setembro de 1997 a junho de 2006, no Chile, como conselheiro (1998-2001) e vice-presidente-executivo (2001-2006) da Comissão episcopal para as migrações do Chile (INCAMI).O sacerdote foi fundador e diretor do Centro Integrado de Atencion al Migrante (CIAMI) de Santiago (2000), fundador e primeiro presidente da Fondazione Scalabrini e a ONG Scalabrini do Chile (2003-2006), e Conselheiro da Seção de Mobilidade Humana do Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM (2003-2006).

Por seu empenho pelos migrantes peruanos em situação de vulnerabilidade no Chile, padre Chiarello recebeu a distinção Commendation Order of Merit per Distinguished Alan García Pérez, em 12 de julho de 2007.

Audiência com o Papa Francisco

Com esta eleição, agora seja o ramo feminino, seja o ramo masculino da família scalabrianiana é dirigido por um brasileiro. Ir. Neusa de Fátima Mariano é a superiora-geral da Congregação das Missionárias de São Carlos Borromeu.

Na segunda-feira, 29 de outubro, os capitulares serão recebidos em audiência no Vaticano pelo Papa Francisco. O Capítulo teve início no dia 9 de outubro e se concluirá no dia 4 de novembro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo