Roteiros brasileiros

Brasil é incluído no roteiro oficial de peregrinações do Vaticano

A Obra Romana Peregrinações incluirá destinos brasileiros nos seus roteiros já a partir de 2010.

O anúncio foi feito durante encontro do ministro do Turismo, Luiz Barretto, com o administrador da Obra, organismo do Vaticano, padre Caesar Atuire, na última terça-feira, 14, no Palácio do Vicariato, na Cidade do Vaticano.

"Nós, da Santa Sé, queremos estabelecer parcerias para viagens ao Brasil, um país que oferece oportunidades únicas para se conhecer a experiência humana, a possibilidade de encontrar pessoas de várias raças e culturas", afirmou Atuire.

Para o ministro Barretto, a entrada do Brasil nos roteiros da Obra Romana permitirá a divulgação do país entre milhares de católicos ao redor do mundo e mostrá-los um país que vai muito além de estereótipos. "O trabalho da agência do Vaticano vai permitir aos turistas conhecer um país que é muito mais do que nossas belas praias, que tem uma natureza exuberante no interior, um patrimônio histórico rico, igrejas, crenças e rituais religiosos seculares", disse.

Os primeiros roteiros brasileiros, em fase de elaboração, serão apresentados no 38º Congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), em outubro, no Rio de Janeiro, a partir de quando serão iniciadas as vendas. A primeira grande ação de promoção internacional ocorrerá em junho de 2011, na Itália, durante a edição do Josp Fest (o Festival Internacional dos Itinerários do Espírito), que começou a ser organizado em 2009.

Roteiros  

De início, estão previstas viagens para as cidades de São Paulo e Aparecida do Norte, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e cidades históricas de Minas Gerais, Recife e Salvador. Na visita ao Brasil, Atuire e sua comitiva deverão ser apresentados a outros grandes destinos de peregrinação brasileiros nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste (além de Salvador e Recife) e a destinos de ecoturismo como Foz do Iguaçu, a Amazônia e o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. "Vamos aproveitar nossa visita ao Brasil para divulgar o estilo de vida peregrino", disse Atuire.

A Obra Romana foi criada em 1934 com o objetivo de levar peregrinos aos principais santuários do mundo, os chamados "itinerários do espírito". Ao longo dos anos, tornou-se uma das maiores promotoras de tradicionais destinos católicos como Roma e Cidade do Vaticano, Lourdes e Fátima, em Portugal, Santiago de Compostela, na Espanha, e a Terra Santa. "A história e a credibilidade da Obra Romana tornam histórica essa parceria com o Brasil, que deve proporcionar um grande impacto no fluxo turístico estrangeiro para nosso país", afirmou o ministro Barretto.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo