"Perdão" a condenados

Bolívia prepara indulto especial para visita do Papa

O indulto é uma forma de extinguir o cumprimento de uma condenação imposta ao sentenciado; uma forma de clemência com condenado

Da redação, com Rádio Vaticano

Para a visita do Papa à Bolívia, o presidente Evo Moráles está preparando uma lei para “perdoar” alguns condenados à prisão. A informação foi repassada pelo ministro Hugo Moldiz, afirmando que os detalhes do indulto serão anunciados nesta semana.

Na segunda etapa da próxima viagem apostólica de Francisco à América Latina, o Pontífice irá visitar a Bolívia. Além da capital La Paz, o Papa também descerá a Santa Cruz de la Sierra, onde está o maior cárcere do país andino.

A Penitenciária de Palmasola abriga 5,3 mil detentos e é considerada uma das mais conflitivas do país e receberá uma visita do Papa em sua passagem pela Bolívia. A superlotação e as facções internas são os principais males endêmicos do sistema carcerário boliviano – uma saturação à qual contribui também a lentidão da Justiça, que provoca uma grande porcentagem de detentos sem uma sentença definitiva.

No início deste mês, de forma inédita, 250 casos foram julgados, como parte de um plano para descongestionar a administração judicial. Em agosto de 2013, Palmosola foi palco de um motim em que morreram 35 pessoas, entre elas um bebê de 18 meses.

Francisco visitará Bolívia de 8 a 10 de julho procedente do Equador e, depois, seguirá para o Paraguai.

Leia também:
.: Igreja boliviana reúne 30 mil voluntários para visita Papal
.: Veja programa do Papa na viagem ao Equador, Bolívia e Paraguai

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo