21 a 24 de maio

Bispos salesianos de todo o mundo se reúnem em Turim

Encontro acontece no contexto das comemorações pelo bicentenário do nascimento de Dom Bosco, fundador dos salesianos

Da Redação, com informações dos salesianos e da Rádio Vaticano

Logo comemorativa pelos 200 anos do nascimento de Dom Bosco /

Logo comemorativa pelos 200 anos do nascimento de Dom Bosco /

Bispos salesianos estão reunidos a partir desta quinta-feira, 21, em Turim, como parte das comemorações pelo Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco. A reunião tem um dos pontos altos no no domingo, 24, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira dos salesianos.

“Este Ano Jubilar caracteriza-se, como Família Salesiana, por nossa atenção à missão de Dom Bosco. E nossa caminhada está se realizando segundo este programa: ‘Como Dom Bosco, com os Jovens e para os Jovens’”, informou o Reitor-Mor dos salesianos, padre Fernández Artime.

Participam do encontro cerca de 90 bispos, entre eles cardeais, de várias dioceses e arquidioceses de todo o mundo. Ao todo, são 256 salesianos sagrados bispos. Entre eles, está Dom Décio Zandonade, bispo emérito da Diocese de Colatina (ES).

Leia também
.: Canção Nova transmite, pela internet, Missa dos salesianos

.: Argentina declara bicentenário de Dom Bosco evento de interesse nacional
.: Padre explica atualidade do carisma de Dom Bosco

“Nós vamos celebrar juntos a alegria de sermos salesianos, a presença dos salesianos no mundo respondendo aos desafios da juventude que são colocados para todos nós. Então teremos esses quatro dias presentes em Turim visitando também o Sudário, tendo uma preocupação de visitar os lugares santos dos salesianos e nos encontrando para ver como é que nós podemos levar o carisma de Dom Bosco para o mundo de hoje, tão necessitado de uma resposta concreta aos jovens”.

Sobre a realidade dos jovens brasileiros, Dom Décio considerou que o principal desafio é entender, como Igreja, como dialogar com eles. “O jovem quer se encontrar com Cristo e talvez nós não tenhamos tido a capacidade de encontrar essa linguagem. Como diz Dom Bosco, amar o que eles amam para que eles amem o que nós amamos”.

Esse encontro dos bispos salesianos se repete cinco anos após a última reunião, realizada nos lugares de Dom Bosco, no mês de maio, por ocasião dos 150 Anos da Fundação da Congregação. Também naquela ocasião, acontecia simultaneamente a Exposição da Síndone, agora novamente objeto de veneração para os Salesianos Bispos na sexta-feira, 22 de maio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo