window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Vaticano

Bispos reunidos no Sínodo recordam João Paulo II

Os padres sinodais se reuniram na manhã de hoje, 9, para a sexta Congregação Geral, antes de assistir à Santa Missa presidida por Bento XVI, pela ocasião dos 50 anos da morte de Pio XII. A sessão foi aberta com a eleição dos membros da Comissão para a Mensagem.

Durante a manhã foram debatidos diversos temas, como a necessidade de renovar as paróquias, válido instrumento para levar os fiéis a uma relação vital com o Senhor, para que O sigam com amor. Outra questão levantada foi a exegese bíblica: muitas vezes, ouviu-se na Sala do Sínodo, exegese e teologia caminham em direções separadas. Ou melhor, parece que se dá mais credibilidade àqueles que se distanciam mais das verdades contidas no Texto Sagrado.

A sessão foi encerrada com uma salva de palmas a João Paulo II. Seu nome foi citado pelo arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi durante muitos anos secretário pessoal de Karol Wojtyla. Recordando a Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte, de 2001, o Cardeal Dziwisz recordou a necessidade de encontrar testemunhas apaixonadas pela evangelização, capazes de "nutrir-se da Palavra, para serem servidores da Palavra".

Ontem à tarde, ao invés, durante a quinta Congregação Geral, os padres sinodais refletiram sobre a Lectio divina, definida como o "método recomendável para a verdadeira compreensão da Palavra de Deus". E, como exemplo perfeito de acolhimento, os prelados indicaram Maria, aquela que, como foi dito, torna possível a compreensão de todo o desígnio da salvação.

Outro tema debatido foi o ecumenismo e sua relação com as Sagradas Escrituras. Os padres sinodais acreditam em uma reaproximação das diversas confissões cristãs, graças ao acolhimento da Palavra de Deus, já que o diálogo ecumênico não pode basear-se somente em tentativas e estratégias meramente humanas.

Teve início ontem, 8, no Sínodo dos Bispos, os trabalhos por grupos linguísticos, chamados "Círculos menores". Os delegados procederam também à eleição dos moderadores e dos relatores destes grupos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo