Roma

Bispos refletem sobre movimentos eclesiais e novas comunidades

Com o alento do Papa, o Conselho Pontifício para os Leigos convoca cem bispos dos cinco continentes para refletir sobre os movimentos eclesiais e as novas comunidades como dom do Espírito Santo para a Igreja de nosso tempo. Trata-se de um seminário de estudo para bispos, que acontecerá na localidade romana de Rocca di Papa entre 15 e 17 de maio. O encontro objetiva aprofundar o significado teológico-eclesial e pastoral do fenômeno dos movimentos eclesiais e das novas comunidades.

Mais de 100 bispos de 50 países dos cinco continentes participarão desse seminário de estudo, junto a representantes de cerca de 20 comunidades eclesiais, tais como a Comunidade de Sant’Egidio, os Focolares, diferentes realidades da Renovação Carismática Católica, Shalom, Emmanuel, Comunhão e Libertação e a Comunidade João XXIII, exemplifica o dicastério à Zenit.

"O Conselho Pontifício para os Leigos deseja continuar com os pastores provenientes de cada parte do mundo a reflexão sobre os movimentos eclesiais e as novas comunidades como Dom do Espírito Santo para a Igreja de nosso tempo", explica em um comunicado.

"Peço-vos que saiais ao encontro dos movimentos com muito amor". Esta foi uma exortação de Bento XVI dirigida a prelados alemães em 18 de novembro de 2006 e que, neste seminário, guiará os trabalhos.

"Na vigília de Pentecostes, há dois anos, os movimentos eclesiais e as novas comunidades foram protagonistas de um extraordinário encontro com o Santo Padre na Praça de São Pedro, no Vaticano", recorda o dicastério para os Leigos. Este congresso contou com a participação de mais de cem responsáveis de realidades eclesiais e tratou o tema: "A beleza de ser cristão e a alegria de comunicá-lo".

O encontro inicia na quinta-feira, 15, com Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone. A seguir, o Cardeal Stanislaw Rylko intervirá sobre "Os movimentos eclesiais e as novas comunidades nos ensinamentos de João Paulo II e Bento XVI".

No sábado, após a Eucaristia presidida pelo Cardeal Rylko, os participantes se dirigirão ao Vaticano, onde Bento XVI os receberá em audiência.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo