Os bispos da Venezuela divulgaram este sábado,14, um breve comunicado na vigília do referendo popular que deverá decidir sobre a possibilidade de reeleição do presidente da República.
"O nosso é um convite a todos os venezuelanos e uma exortação aos cristãos, mulheres e homens de boa vontade, para que levem muito a sério o referendo deste domingo" – escrevem os prelados.
Os bispos pedem aos eleitores que vençam a apatia e a indiferença, e votem sem medo, conscientes, levando em consideração o país, "porque cada voto é fundamental para a democracia na Venezuela".
Aos políticos, os prelados recordam que é necessário que todas as partes saibam aceitar democraticamente os resultados oficiais, "evitando atos de violência ou desordens que poderiam colocar em perigo a paz e a convivência dos cidadãos".
Sobre possíveis irregularidades, a Conferência Episcopal pede que cada urna eleitoral seja uma "escola de transparência democrática". Por fim, os prelados invocam a assistência do Espírito Santo, "para que ilumine governados e governantes e, ao mesmo tempo, conceda a todos a sabedoria e a inteligência espiritual necessária para viver pacificamente na tolerância e no respeito recíproco".
Em comício, o Presidente Hugo Chávez garantiu que, se vencer, "terá a possibilidade de um terceiro mandato: 2009-2019". E acrescentou: "E ainda, 2019-2029, 2029-2039, 2039-2049".
Segundo as pesquisas, o eleitorado está bastante dividido e há um empate técnico. O último referendo para decidir sobre a reeleição foi realizado em 2007, com a derrota de Chávez.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com