Campanha espiritual

Bispos filipinos iniciam preparativos para visita do Papa

Conferência episcopal das Filipinas deu início a uma campanha espiritual em preparação a visita do Papa Francisco prevista para janeiro de 2015

Da Redação, com Agências

Bispos Filipinas visita Papa

Entre os locais visitados por Francisco, estará um Centro de Acolhida às vítimas do tufão Haiyan / Foto: Arquivo

A Conferência Episcopal das Filipinas lançou,  nesta segunda-feira, 14, uma “campanha espiritual”, em preparação à visita do Papa Francisco que ocorrerá em janeiro de 2015. Os bispos, em comunicado, destacam que é tempo de redescobrir as tradicionais obras de misericórdia como traço essencial da identidade nacional, marcada pela fé cristã.

A campanha,  além de ser um apelo à oração pelo evento histórico, será um tempo dedicado às vítimas do tufão Haiyan que atingiu às Filipinas em novembro do ano passado, deixando mais de 10 mil mortos. Segundo a conferência, milhares de famílias ainda se recuperam do desastre.

A direção dos bispos aos fiéis são as “obras de misericórdia” indicadas no Catecismo da Igreja Católica: alimentar os famintos, visitar os presos e os doentes, entre outras. O auxílio concreto na  reconstrução das casas das vítimas do tufão também serão coordenadas pela conferência.

Entre os locais visitados por Francisco, estará um Centro de Acolhida aos desabrigados, em Leyte,  a região mais devastada pelo tufão. Em homenagem ao Pontífice, o local recebeu o nome de Papa Francisco.

“A Ásia tem um lugar especial no coração do Papa Francisco, que virá ao nosso continente para encorajar os cristãos, especialmente os que sofrem”, comentou o arcebispo de Manila, Cardeal Luis Tagle.

A data exata da viagem ainda não foi divulgada, mas poderá acontecer entre os dias 13 e 15 de janeiro. Na ocasião, o Papa visitará também o Sri Lanka.

Francisco será o terceiro papa a visitar o país, depois de Paulo VI e João Paulo II. O anúncio oficial da peregrinação – informaram os bispos – é iminente, enquanto o programa detalhado, será publicado em novembro.

“O Papa virá confirmar a nossa fé, à medida que enfrentamos o desafio de dar testemunho do Evangelho em meio às nossas provações. Esta é uma forma eloquente para mostrar misericórdia e compaixão “, disse o cardeal.

Leia mais:
.: Papa Francisco envia ajuda para vítimas do tufão nas Filipinas
.: Papa reza por crianças mortas na Síria e por vítimas do tufão nas Filipinas

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo