Pentecostes, migração e discipulado de Jesus Cristo foram alguns dos temas da coletiva de imprensa, ao meio-dia deste sábado, dia 26, na Conferência de Aparecida (SP).
O presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Cardeal Paul Poupard, o secretário do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Dom Agostinho Marchetto e o bispo de David, no Panamá, Dom José Luis Lacunza, falaram cerca de 40 minutos com a imprensa.
Pentecostes
"Precisamos da força do alto para realizar nossa missão no mundo de hoje", afirmou Dom Marchetto, ao responder uma pergunta sobre a necessidade de um "novo Pentecostes" na América Latina. O bispo recordou que este foi um pedido do Papa João XXIII na abertura do Concílio Vaticano II, reunião que entre 1962 e 1965 reuniu bispos do mundo inteiro para discutir a posição da Igreja no mundo moderno.
A Festa de Pentecostes, a ser celebrada amanhã em toda a Igreja, recorda o surgimento do cristianismo, há cerca de 2.000 anos. A data corresponde ao período de 50 dias após a Páscoa.
Migração
Sobre a migração, Dom Machetto ressaltou o papel "profético" da Igreja junto aos governos, em defesa dos migrantes e disse ter se admirado dos bispos dos Estados Unidos, que em certa ocasião se opuseram a uma lei do governo americano, porque a consideravam desrespeitosa à pessoa humana.
Problema sociais
Perguntado sobre o papel da Conferência diante dos dramas sociais que assolam a humanidade, o cardeal Poupard disse que e a Encíclica Populorum Progressio do Papa Paulo VI, há 40 anos, já indicava uma tomada de consciência da Igreja frente ao mundo atual, muito antes de outros organismos. "O ponto fundamental foi o apelo ao diáologo entre as culturas", ressaltou.
Discipulado
Dom Lacunza disse aos jornalistas que o tema do discipulado a Jesus Cristo está sendo muito tratado na V Conferência, principalmente no que diz respeito à necessidade de que todos os fiéis tenham mais contato com a Bíblia. "Se não escutamos a Deus, não sabemos responder ao que Ele quer", indicou.
O bispo ressaltou a necessidade de se popularizar a Lectio Divina, método utilizado pela Igreja para leitura da Bíblia, seguindo as etapas de leitura, oração, contemplação e prática.
O tema desta V Conferência, que vai até o próximo dia 31 é "Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que n'Ele nossos povos tenham vida. 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida' (Jo 14,6)".