Conferência Episcopal

Bispos europeus defendem compromisso renovado da Igreja com mídia

Foi divulgado hoje, 6, um comunicado sobre as conclusões da Assembléia Plenária realizada, na última semana, pelo Conselho da Conferência Episcopal da Europa (CCEE). Na mensagem, os bispos defendem a necessidade de um "compromisso renovado" da Igreja Católica nos meios de comunicação.

O comunicado afirma que "a atenção da Igreja para com os meios de comunicação e a atenção das mídias para com a Igreja estão crescendo na Europa. O CCEE não deixa de lamentar, contudo, que um "conceito errado de secularização" tende a "relegar a Igreja e a religião para a esfera privada do indivíduo, não aceitando suas intervenções no debate público".

O documento final critica ainda "a ignorância por parte de alguns jornalistas na cobertura de temas ligados com a vida da Igreja". Os bispos analisaram as causas da difícil relação com as mídias, bem como os meios à sua disposição para "erradicar formas de desinformação", apontando a importância de partilhar recursos, da formação e de um compromisso maior com os "novos meios de comunicação", em especial a Internet e a TV digital.

O CCEE anuncia a criação de uma comissão de peritos, de todas as partes da Europa, com o objetivo de examinar a melhor forma de as Conferências Episcopais partilharem os recursos à sua disposição. Entre outros assuntos tratados neste encontro, destaca-se a eleição do sacerdote português Duarte Nuno Queiroz de Barros da Cunha como novo secretário-geral do CCEE para os próximos cinco anos. A próxima plenária do CCEE acontecerá em Paris, de 1 a 4 de outubro de 2009.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo