FINANÇAS

Bispos espanhóis aprovam plano de transparência financeira

O plano visa mostrar para os cidadãos como a Igreja é financiada e garante que os fundos vão para onde mais se precisa

Rádio Vaticano

Seguindo a linha do Papa Francisco, os bispos espanhóis acabam de aprovar um plano de transparência para que os cidadãos saibam, em todos os momentos, “como a Igreja é financiada” e tenham garantias de que os fundos vão para onde mais se precisa.

Nesta quarta-feira, 8, o vice-secretário para Assuntos Econômicos da Conferência Episcopal, Fernando Giménez Barriocanal, adiantou que uma das medidas do plano – aprovado pela comissão Permanente – é uma revisão contábil da Conferência Episcopal e de nove dioceses, ou seja, uma autoria para avaliar a situação atual da contabilidade e sugerir recomendações para melhorá-la.

O programa, que prosseguirá gradualmente nos próximos anos, contempla também a criação de um site de transparência da Conferência e a aprovação de um manual de boas práticas com sugestões de investimentos financeiros adequados para a Igreja, além de compras e contratação de obras, serviços e pessoal.

Com o plano, a Conferência Episcopal espera aumentar o apoio dos cidadãos ao trabalho da Igreja: “A maior transparência e informação podem animar a cidadania a doar para a Igreja na declaração de Renda”, explicou Giménez Barriocanal.

Apesar de diminuídas, em consequência da crise, as doações continuam sendo um sustento importante por parte dos contribuintes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo