Justiça

Bispos dos EUA pedem ao Governo reforma nas leis de imigração

O Bispo de Rhode Island, Dom Thomas Tobin, pediu às autoridades norte-americanas que declarem uma moratória nas batidas policiais aos imigrantes em seu estado, até que a nação possa implementar uma reforma completa e justa sobre as leis de imigração.

Na carta enviada ao chefe do Serviço de Imigração de Boston e publicada no site de sua diocese, Dom Tobin e os 15 sacerdotes signatários se dizem esperançosos que uma vez concluída a reforma, a perseguição aos imigrantes se torne obsoleta. "Até então, cremos que elas são injustas, desnecessárias e improdutivas", afirmam os Bispos.

"Como líderes religiosos, entendemos e apoiamos a necessidade de capturar e deter os responsáveis por roubos e outros crimes. Mas o que temos observado em nosso estado não é a prisão de criminosos perigosos", prosseguem.

Dom Thomas Tobin especifica que, a busca aos imigrantes divide a comunidade, fomenta o medo nas ruas, condiciona a vida cotidiana de gente boa e separa membros de famílias inocentes.

"Seria negligente se nós, líderes religiosos, não fossemos contrários a políticas e práticas injustas do governo", assinala a carta. A missiva pede também aos membros da polícia que considerem a moralidade destas "batidas" e que deixem de participar delas, amparando-se no direito de objeção de consciência, que deve ser respeitado pelas autoridades.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo