Por ocasião do Dia da Independência da República Dominicana, no próximo dia 27, a Conferência Episcopal do país publicou um importante documento, intitulado: "Construamos a paz, acabemos com a violência e a insegurança".
Os bispos dominicanos consideram que, devido ao aumento da violência e da criminalidade no país, são necessários estudos e análises bem ponderados, assim como medidas para contribuir com os setores da sociedade.
No documento, os bispos expressam "profunda preocupação pela crescente crise econômica, o clima de insegurança e de violência, o progressivo aumento do narcotráfico e da delinqüência comum; deploram também a cescente corrupção administrativa pública e privada, a degradação institucional e a falta de planos para enfrentar os grandes males da sociedade.
Para resolver tais desafios, os bispos dominicanos propõem examinar e debelar as suas causas. Por isso, exortam a uma verdadeira atuação política e à aplicação das leis, para fortalecer os métodos de prevenção dos crimes. A violência e a insegurança, também no seio das famílias, dizem os bispos, estão relacionadas com a economia, baixos salários, falta de emprego e a exploração da mão de obra.
A Conferência Episcopal da República Dominicana concluiu seu apelo afirmando que a atual situação deve ser uma oportunidade para crescer. Portanto, "para se construir a paz é preciso desarraigar a violência e a insegurança que atemoriza a sociedade".
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com