Documento de Aparecida

Bispos discutem na Colômbia aplicação do Documento

Reunidos na sede da Conferência Episcopal da Colômbia, em Bogotá, desde o dia 4, os secretários gerais das Conferências Episcopais da América Latina e Caribe discutem a aplicação das conclusões da V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada em maio do ano passado, em Aparecida (SP). Hoje, último dia da reunião, os presidentes das Conferências se unem aos secretários. Amanhã, apenas os presidentes permanecem reunidos.

Durante a reunião, cada secretário apresentou um relatório da realidade pastoral de seu país, indicando os desafios e os encaminhamentos para a recepção do Documento de Aparecida. Também os Departamentos do CELAM apresentaram um relatório de suas atividades.

Outro assunto na pauta dos secretários foi a Missão Continental proposta por Aparecida. O presidente da Conferência Episcopal do Peru, Dom Hector Miguel Cabrejos, expôs as conclusões da Comissão que já está trabalhando o tema. Antes, o diretor do CEBIPAL teceu considerações sobre a implementação pastoral do Documento.

O secretário da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, lembra que o conflito envolvendo a Venezuela, Colômbia, Equador e as FARC foi lembrado nas orações dos bispos. "Pedimos ao Deus da Paz que ilumine os governantes, para que povos irmãos não venham a ser penalizados por atos de que não participaram", disse Dom Dimas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo