Vaticano

Bispos da Uganda iniciam Visita Ad Limina ao Papa Bento XVI

Os bispos da Conferência Episcopal da Uganda começam a ser recebidos pelo Papa Bento XVI nesta segunda-feira, 1º. Liderados por seu presidente, Dom Matthias Ssekamanya, bispo de Lugazi, o episcopado realiza a quinquenal Visita Ad Limina Apostolorum ao Santo Padre e aos organismos da Cúria Romana até o próximo dia 8.

A Conferência Episcopal ugandense foi criada em 1960 e hoje atua através de uma Secretaria que coordena 12 comissões: Liturgia e Pastoral, Apostolado dos Leigos, Justiça e Paz, Educação, Formação dos Sacerdotes (da qual dependem os quatro seminários maiores do país e o Instituto Santo Agostinho), Comunicações sociais, Ecumenismo, Diálogo inter-religioso, Doutrina, Animação missionária, Finanças e Serviços sociais e desenvolvimento.

A Igreja ugandense administra vários institutos de ensino, como a UMU (Universidade dos Mártires Ugandenses) de Campala, fundada em 1994.

No campo das comunicações, foi criada em 2000 a “Mewa”, primeira rádio católica local em freqüência modulada; em 2001, entrou no ar a “Rádio Sapientia”, que transmite em inglês e ‘luganda’, língua falada pelos ‘baganda’, principal grupo étnico ugandês.

A Igreja Católica está presente no território com quatro arquidioceses metropolitanas e 15 dioceses, além de um Ordinariato Militar.

Dos cerca de 24 milhões de habitantes, que vivem principalmente à beira dos Grandes Lagos Africanos, os católicos são maioria: 44% de toda a população, segundo dados da Conferência. Os anglicanos são 35,9%; os ortodoxos 1%, e 4,6% dos residentes são adeptos de seitas pentecostais. O restante da população segue a religião tradicional africana ou professa a fé muçulmana.

João Paulo II visitou Uganda de 5 a 10 de fevereiro de 1993, no âmbito de sua 57ª viagem internacional, quando esteve também em Benin e Sudão.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo