Foi realizado entre 03 e 06 de novembro, em Oradea, região noroeste da Romênia, a 14ª reunião anual dos bispos católicos orientais na Europa. O evento, que reuniu diariamente cerca de 70 participantes, entre bispos orientais, bispos do rito latino da Romênia e especialistas, foi desenvolvido em torno do tema da contribuição das Igrejas Orientais Católicas à nova evangelização.
Em nota divulgada nesta segunda-feira, 07, os bispos representantes do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) – organismo responsável pela realização do encontro – afirmaram, entre outras coisas, que o encontro anual "foi um momento de discernimento comunitário com o objetivo de apontar os estímulos adequados para responder ao desafio de anunciar a palavra de Jesus Cristo no atual contexto sócio-cultural".
Em sua palestra inaugural, o presidente da CCEE, Cardeal Péter Erdo, destacou a importância das reuniões envolvendo bispos católicos do oriente e da Romênia e reafirmou que a nova evangelização é uma oportunidade através da qual "nós todos somos chamados para acordar nossa fé e construir uma comunidade cristã enraizada em Cristo e com um intenso entusiasmo missionário".
Já durante as atividades realizadas no encontro, as discussões sobre o desafio da nova evangelização se ativeram em dois aspectos principais, segundo a nota da CCEE. "De um lado, o fato que as Igrejas Orientais católicas na Europa tem uma contribuição específica e única a oferecer à reflexão em ato em toda a Igreja Católica e ao processo, já iniciado, sobre a nova evangelização; de outro, viu-se como também eles (os bispos) devem tomar consciência dos desafios que o mundo atual traz para a missão".
Conforme a nota da CCEE, os trabalhos realizados durante os quatro dias de encontro serão inseridos posteriormente em um relatório que será entregue à Secretaria dos Bispos como preparação para a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em Roma, entre 7 e 28 de outubro de 2012.
A próxima edição da reunião anual dos bispos católicas orientais acontecerá entre 9 e 11 de novembro de 2012, em Zagreb, na Croácia. A escolha da cidade se deve à comemoração dos 400 anos da união da Igreja Católica de rito bizantino croata com Roma e foi aceita após convite do bispo de Krizevci, Dom Nikola Kekic.
Os prelados participantes da 14ª edição da reunião anual dos bispos católicos orientais na Europa aproveitaram a ocasião também para agradecer a iniciativa do Papa Bento XVI de colocar na intenção geral do Apostolado da Oração para novembro as Igrejas Orientais Católicas.