45ª Assembléia

Bispos "buscam o Pai", em retiro espiritual

"O mundo só descobrirá o rosto do Pai se formos discípulos de Jesus". Estas foram as últimas palavras da homilia deste sábado, dia 5 do arcebispo de Manaus (AM) e recém-eleito vice-presidente da CNNB, Dom Luiz Soares, na Missa de encerramento do retiro espiritual dos bispos reunidos na 45ª Assembléia Geral da CNBB. Cerca de 300 pastores do povo católico estão reunidos desde o dia 1º de maio em Itaici, cidade de Indaiatuba (SP).

O retiro começou na na sexta-feira, dia 4, com o Lucernário, ofício litúrgico da noite, no qual os bispos renovaram as promessas de suas sagrações episcopais.

Dom Luiz, pregador oficial do retiro, levou os bispos a um profundo momento de reflexão, desde o início do retiro, na sexta-feira, dia 4.
"Estamos aqui porque Deus nos chamou e nos encantamos com Ele. Devemos ser mestres autênticos da Palavra de Deus. Como é que vou ser mestre autêntico de Jesus? Sendo discípulo autêntico", ressaltou.

O sábado foi um dia especial para a oração e o silêncio. Os bispos colocaram-se diante de Deus para ouvir suas inspirações, orientados pelas pregações  "O bispo discípulo de Jesus" e o "O bispo missionário de Jesus"

O arcebispo exortou os bispos a fazerem uma Igreja viva e alegre, onde os fiéis tenham a alegria de serem católicos. Disse que o homem está sedento de Deus, de um Deus verdadeiro que é experimentado no Pai, e que a sede de Deus é mal saciada.
"Nós que temos essa experiência com o Pai, temos que ser missionários e mostrar o Pai para as pessoas. Só os renascidos podem cantar um canto novo. Estaremos sendo instrumento de louvor do Pai se O revelarmos ao mundo", declarou.

Ao final do retiro, o arcebispo de São Salvador (BA), o cardeal Dom Geraldo Majella, agradeceu a Dom Luiz pelo retiro, afirmando que os bispos desejavam ver o Pai e que durante o retiro Ele foi revelado. "Nós nos enriquecemos com suas palavras cheias do Espírito Santo", enfatizou.

VÍDEOS da 45ª AG da CNBB
.: Dom Anuar Battisti fala da importância da oração
.: Dom José Lanza: primado da Palavra de Deus
.: Igreja e questões ambientais
.: Dom Pepeu fala sobre Jesus, reino e discipulado
.: Bispos falam do Projeto 'Floresta que cresce'
.: Dom Geraldo Lyrio fala da situação sócio-política do Brasil
.: Como é a eleição na CNBB
.: Bispos falam sobre reforma agrária
.: Histórico das assembléias gerais da CNBB
.: O que é a Assembléia Geral da CNBB
.: Conheça o local onde os bispos se reunem
.: 1º dia da 45ª AG da CNBB

FOTOS da 45ª AG da CNBB
.: Missa no dia 5 de maio
.: Lucernário
.: Missa no dia 4 de maio
.: Bastidores IV
.: Bastidores III
.: Missa no dia 3 de maio
.: Bastidores II
.: Homenagem a Dom Luciano e Dom Ivo
.: Bastidores
.: Missa, no dia 2 de maio
.: Mosteiro de Indaiatuba
.: Início dos trabalhos
.: Celebração da abertura
.: Missa de abertura

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo