Itália

Bispos brasileiros recém-nomeados participam de curso em Roma

Tem início hoje, 15, em Roma, o curso para os bispos de recente nomeação, organizado anualmente pela Congregação para os Bispos. Do Brasil, participam 17 bispos.

O Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, presidiu esta manhã, na Basílica Vaticana, a Santa Missa do primeiro dia de trabalho, transmitindo aos novos prelados a saudação e o encorajamento de Bento XVI, que os receberá em audiência na próxima segunda-feira.

Na homilia, o cardeal-secretário de Estado citou as palavras de Bento XVI, sábado passado, para a ordenação de cinco bispos, e propôs novamente as características do ministério sacerdotal: a fidelidade, a prudência e a bondade. "Que essas indicações do Sucessor de Pedro sejam para vocês um estímulo para aprofundar o valor do serviço episcopal", afirmou.

Comentando a leitura do dia, extraída do 5º Capítulo da Carta aos Hebreus, Cardeal Bertone fez votos de que os bispos sejam santos, como o foi o Santo Cura D'Ars, ou seja, vivendo o ministério episcopal segundo o Coração de Cristo e o coração materno de Maria. Votos que formulou com as palavras do Apóstolo Paulo: "Eu me regozijo nos meus sofrimentos por vós, e completo, na minha carne, o que falta das tribulações de Cristo pelo seu Corpo, que é a Igreja" (Cl 1,24).

"O povo cristão necessita ver testemunhas críveis e ser guiado por pastores santos", exortou o cardeal. Citando a frase de São João Crisóstomo, "basta um homem repleto de zelo para transformar um povo", ele concluiu: "Seja este o programa de cada um de nós: ser santos para contagiar com o amor de Deus todos aqueles que são confiados à nossa responsabilidade de pastores do Povo de Deus".

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo