Teve início na segunda-feira, 18, em Treviri, centro-oeste da Alemanha, a assembléia plenária da Conferência Episcopal Alemã. Os trabalhos, conduzidos pelo o arcebispo de Freiburg im Breisgau e presidente da Conferência Episcopal Alemã, Dom Robert Zollitsch, tiveram um dia reservado ao estudo dedicado ao tema "A cooperação entre homens e mulheres na vida e no serviço da Igreja".
Uma das questões no centro "do estudo é a questão da mulher em posições de responsabilidade", explica um comunicado de imprensa difundido na abertura dos trabalhos: "Trata-se em particular da posição da mulher em relação às estratégias de desenvolvimento dos agentes como referências de comunidades e referências pastorais".
Coube ao presidente emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, a conferência introdutória do tema do ponto de vista cristológico, eclesiológico e antropológico.
Ademais, os 66 bispos alemães discutem nestes dias sobre a revisão da tradução do Antigo Testamento e do Missal Romano; sobre a preparação do Congresso Eucarístico e sobre as relações judaico-cristãs na Alemanha; sobre o relatório do governo alemão acerca da pobreza e riqueza e, ainda, sobre o trabalho da Caritas. O primeiro dia de trabalhos contou com a participação também de três bispos provenientes de Bangladesh, Nigéria e Paraguai.