Hamburgo, Alemanhã

Bispos alemães propõem que G20 discuta justiça, paz e tutela da Criação

De acordo com um dos bispos, “é necessário avaliar o contexto atual controverso” pelo qual atravessa a sociedade

Da redação, com Rádio Vaticano

A Cúpula do G20 se reúne a partir desta sexta-feira, 7, até 8, em Hamburgo, na Alemanha, e na opinião dos bispos alemães, a reunião deve tratar da justiça, da paz e da tutela da Criação.

Segundo o Bispo de Essen, Dom Franz-Josef Overbeck, responsável pelas políticas sociais da Conferência Episcopal Alemã, “é necessário avaliar o contexto atual controverso”.

“A cúpula se realizará em circunstâncias difíceis”, disse o bispo citado pela Agência Sir. “Os Estados Unidos têm um novo ponto de vista sobre o comércio e as mudanças climáticas. Uma linha ocidental comum é difícil prever”, sublinhou. 

Segundo o bispo, em várias partes do mundo “estão florescendo modelos de Estado autoritário” que tornam “a situação mundial atual não muito encorajadora”. 

O Bispo de Essen pede aos Estados Unidos para que tenham um papel fundamental em favor da “paz, da segurança, do comércio mundial justo e da proteção do clima”, pois “a estabilidade do regime internacional depende da confiabilidade e da colaboração dos Estados Unidos na gestão do poder global” e de uma atitude “construtiva e generosa”.

G20 (abreviatura para Grupo dos 20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo